O CRM é
de fundamental importância para a saúde financeira do empreendimento.
Em uma
empresa, a gestão do relacionamento com o cliente, também conhecida pela sigla
CRM (Customer Relationship Management), é de fundamental importância para a
saúde financeira do empreendimento. Afinal, é por meio da interação entre os
agentes da oferta e da procura que o negócio prospera. No entanto os conceitos
de CRM, que prezam pela satisfação e fidelização do cliente, não se aplicam
apenas ao mundo corporativo. Eles também podem e devem ser usados para o desenvolvimento
pessoal,
ajudando o indivíduo a ter uma melhor qualidade de vida.
Nesse
contexto, o propósito, a exemplo do conceito original, também é administrar a
saúde das relações. Na adaptação da técnica para além da venda de produtos e
serviços.
Algumas dicas para utilizar da melhor forma o CRM.
- Ouvir e
interpretar: antes de
buscar qualquer objetivo, é essencial estar preparado para escutar. Mas não só
isso. Além de ouvir, é preciso saber interpretar as informações, mantendo
sempre o foco no emissor da mensagem e compreendendo o que ele procura.
- Identificar
necessidades: por meio
de uma comunicação eficaz, que se baseia no que é ouvido, dialogado e
compreendido, é possível conhecer o que o outro deseja. Esse procedimento ajuda
a evitar mal entendidos e contribui para tornar mais claro o que se deve fazer
e os resultados que se espera obter com determinadas ações.
- Avaliar
e agir: a partir
do momento que as necessidades são identificadas, seja por meio de um pedido,
um elogio ou uma crítica, que funcionam como uma espécie de feedback, é preciso
tomar uma atitude a respeito. No entanto é importante saber avaliar cada
necessidade com cuidado e agir conscientemente.
O
resultado obtido com essas atitudes é uma série de benefícios. Entre eles, o
desenvolvimento de fatores primordiais para alcançar um cotidiano cada vez mais
dinâmico, a exemplo da organização, da disciplina, do melhor aproveitamento do
tempo e da consequente criação de laços fortes entre os atores envolvidos.
Diante disso, o CRM se mostra uma técnica eficiente também no dia a dia. Afinal,
habilidades como saber ouvir, interpretar e agir são fundamentais em qualquer
tipo de relacionamento. E quanto mais se aprimora essas técnicas, melhores são
os frutos a colher.
Fonte:SBCoaching
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